Ouro azul
ÍNDICE 1
INTRODUÇÃO 2
DESENVOLVIMENTO 3
História 3
Os dois lados do Muro 4
Aliados 5
Consequencias da Queda do Muro de Berlim 7
Segurança 9
Regime Ocidental e Oriental 10
A Queda do muro 10
Reunificação da Alemanha 11
CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
BIBLIOGRAFIA 13
INTRODUÇÃO
O Muro de Berlim foi construído devido o acirramento da Guerra Fria. Cada lado seguia um regime; no Ocidental era o capitalismo apoiado pelos Estados Unidos, França e Grã-Bretanha; e no Oriente o socialismo da União Soviética.
O sistema de segurança era muito forte, mas não foi o bastante para impedir a revolta da população e como consequência a queda do Muro, um grande marco para a história não só da Alemanha, mas do mundo todo.
DESENVOLVIMENTO
História
Quando a Segunda Guerra Mundial terminou, a capital alemã, Berlim, foi dividida em quatro áreas. Estados Unidos, Grã-Bretanha, França e União Soviética passaram a comandar e administrar cada uma destas regiões.
As duas Alemanhas
No ano de 1949, os países capitalistas (Estados Unidos, França e Grã-Bretanha) fizeram um acordo para integrar suas áreas à República Federal da Alemanha (Alemanha Ocidental). O setor soviético, Berlim Oriental, passou a ser integrado a República Democrática da Alemanha (Alemanha Oriental), seguindo o sistema socialista, pró-soviético.
A construção do muro
Até o ano de 1961, os cidadãos berlinenses podiam passar livremente de um lado para o outro da cidade. Porém, em agosto de 1961, com o acirramento da Guerra Fria e com a grande migração de berlinenses do lado oriental para o ocidental, o governo da Alemanha Oriental (Estados Unidos, França e resolveu construir um muro dividindo os dois setores. Decretou também leis proibindo a passagem das pessoas para o setor ocidental da cidade.
O muro, que começou a ser construído em 13 de agosto de 1961, não respeitou casas, prédios ou