aleitamento materno
Este pensamento tem-se expandido a outros serviços de assistência psicológica. Aqui, reportáramo-nos especialmente a um serviço que tem como objetivo a atenção à maternidade.
O espaço de atuação do referido serviço é o Programa de Aleitamento Materno Exclusivo – PROAME – da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA), que cumpre uma ação nacional do Ministério da Saúde, a qual visa combater a desnutrição e diminuir a mortalidade infantil através da estimulação ao aleitamento materno exclusivo como fonte de nutrição do bebê até os seis meses de idade.
O programa, resultado de uma série de propostas que buscam resgatar o aleitamento como prático universal, possui um caráter sócio-político e econômico, já que com a criação da Iniciativa Hospital Amigo da Criança – IHAC – todo hospital que, no Brasil, carregar esse título, tem acréscimo de 10% no valor da sua receita.
A FSCMPA, credenciada como IHAC, tem a serviço de seu PROAME, uma equipe profissional composta por pediatras, nutricionista e técnicas de enfermagem. O programa não prevê o profissional da Psicologia. Este serviço é parte da execução do Projeto de Ensino, Pesquisa e Extensão "Mulher e Procriação" coordenado pela psicanalista Léa Martins Sales, desenvolvendo um trabalho de clínica-escola, que se propõe a: 1. pesquisar os fenômenos que entram em jogo no psiquismo das mulheres (e de seus companheiros) ao desejar – conceber, gestar, parir, criar ou perder – um filho e; 2. capacitar estagiários de psicologia na prática clinica.
Os objetivos do projeto, neste serviço, são preventivos,