Aleijadinho
Brasileiro, Antonio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, é considerado um dos maiores artistas barrocos do Brasil e suas obras encantaram a sociedade no século XVIII. Seu trabalho é lembrado até os dias de hoje e alguns podem ser lembrados na cidade de Ouro Preto que é considerada patrimônio cultural da humanidade.
As páginas á seguir relata um pouco mais sobre a vida desse grande artista e suas obras.
OURO PRETO-MG 1730
Dizem que seu nascimento foi por volta de 29 de agosto de 1730, essa data foi encontrada em sua certidão de óbito conservada no arquivo da Paróquia de Antonio Dias de Ouro Preto, sendo baseada também nesse documento, a provável data de morte seria em 18 de novembro de 1814. Eras filho de uma escrava com um mestre de obras português. Iniciou-se na vida de artista ainda criança observando os trabalhos do pai que era entalhador.
Quase nada ficou registrado sobre sua vida pessoal, a não ser que gostava de se entreter nas "danças vulgares" e comer bem, e que se amasiou com a mulata Narcisa, tendo com ela um filho. Nada foi dito sobre suas ideias artísticas, sociais ou políticas. Trabalhava sempre sob o regime da encomenda ganhando meia oitava de ouro por dia, mas não acumulou fortuna, antes, diz-se que era descuidado com o dinheiro, sendo roubadas várias vezes. Por outro lado, teria feito repetidas doações aos pobres. Manteve três escravos: Maurício, seu ajudante principal com quem dividia os ganhos, e mais Agostinho, auxiliar de entalhes, e Januário, que lhe guiava o burro em que andava. Em 1770 criou sua oficina.
O MITO E A DOENÇA
O ano de 1777 seria o ano que dividiria sua vida. Um ano de doenças, crucial. Até ali, suas obras refletia jovialidade, até certa alegria. Depois, e principalmente no final, a obra do artista é triste, amargurada e sofrida.
Começou a desenvolver uma doença degenerativa das articulações. Não se sabe