alegria
Candle free dnhdjkhjdhuhg [
´dlwjfihquw jçdj poujoidhwh wudhqdyh kdwjnhjkyiudhudyjyio djkwqhdh jkb unjdn iohdsiow ndjhw nwklidnwjkqidhjkdbkj hihodihjdlqhfdoqjdbjkfgygfdibvdkiu bdcn oijdkln lkdjhhfiodbqjwiu q iiwokjfro pjfdoiqjf
f
fd d d
qw d dw d
dww d fd fdq df wfd f f wf fw wf q w f w f ] ffwqhfjqw] ] w
pfw´p
pfdlo´pfwkkqwk
pwp´kw
Educação Física na Idade antiga
IDADE MÉDIA - A queda do império romano também foi muito negativo para a Educação Física, principalmente com a ascensão do cristianismo que perdurou por toda a Idade Média. O culto ao corpo era um verdadeiro pecado sendo também chamado por alguns autores, de "Idade das Trevas"
A RENASCENÇA - Como o homem sempre teve interesse no seu próprio corpo, o período da Renascença fez explodir novamente a cultura física, as artes, a música, a ciência e a literatura. A beleza do corpo, antes pecaminosa, é novamente explorada surgindo grandes artistas como Leonardo da Vinci (1452-1519), responsável pela criação utilizada até hoje das regras proporcionais do corpo humano.
Consta desse período o estudo da anatomia e a escultura de estátuas famosas como por exemplo a de Davi, esculpida por Michelângelo Buonarroti (1475 - 1564). Considerada tão perfeita que os músculos parecem ter movimentos. A dissecação de cadáveres humanos deu origem à Anatomia como a obra clássica "De Humani Corporis Fábrica" de Andrea Vesalius (1514-1564). A volta de Educação Física escolar se deve também nesse período a Vitorio de Feltre (1378-1466) que em 1423 fundou a escola "La Casa Giocosa" onde o conteúdo programático incluía os exercícios físicos.
ILUMINISMO - O movimento contra o abuso do poder no campo social chamado de iluminismo surgido na Inglaterra no século XVII deu origem a novas idéias. Como destaque dessa época os alfarrábios apontam: Jean-Jaques Rousseau (1712-1778) e Johann Pestalozzi (1746-1827). Rousseau propôs a Educação Física