Alegoria das cavernas
"Imaginemos um muro alto separando o mundo externo e uma caverna. Na caverna existe uma fresta por onde passa um feixe de luz exterior. No interior da caverna permanecem seres humanos, que nasceram e cresceram ali.
Ficam de costas para a entrada, acorrentados, sem poder locomover-se, forçados a olhar somente a parede do fundo da caverna, onde são projetadas sombras de outros homens que, além do muro, mantêm acesa uma fogueira.
Os prisioneiros julgam que essas sombras eram a realidade
Um dos prisioneiros decide abandonar essa condição e fabrica um instrumento com o qual quebra os grilhões. Aos poucos vai se movendo e avança na direção do muro e o escala, com dificuldade enfrenta os obstáculos que encontra e sai da caverna, descobrindo não apenas que as sombras eram feitas por homens como eles, e mais além todo o mundo e a natureza." (wikipedia)
Então, fica fácil concluir...
Matrix seria esta caverna, onde todo aquele "mundo virtual" são as sombras... O filme narra exatamente a trajetória de um de seus moradores para "escalar" o muro (o Neo)...
A caverna de Platão, assim como o filme, fazem uma valorização do conhecimento do mundo como um todo, e não apenas da parte que te envolve, defende a idéia de que livre de verdade, é aquele que tem coragem de sair e explorar, e que ao faze-lo você vai encontrar muito mais do que apenas "sombras e ilusões" vai encontrar todo um nicho que as vezes pode ser muito parecido com aquilo que você estava acostumado(daí a analogia as sombras), Mas há muito mais para ser observado..