FILOSOFIA DA ARTE
A Filosofia da Arte é fundamental para o desenvolvimento integral e existencial do educando. Por isso, discutiremos, a partir de Nietzsche, a formação dopensamento estético, relacionando-o com a mitologia e a cultura.
Friedrich Wilhelm Nietzsche foi um influente filósofo alemão do século XIX, nasceu em 1844 e faleceu em1900. Nasceu numa famílialuterana em 1844, sendo destinado a ser pastor como seu pai, que morreu jovem em 1849 aos 55 anos, junto com seu avô (também pastor luterano). Entretanto, Nietzsche rejeita a fé durante sua adolescência,e os seus estudos de filologia afastam-no da tentação teológica. Sua filosofia está marcada pela rejeição ao cristianismo e, profundamente. pela experiência com a violência e com o sofrimento.Apolo
Na mitologia grega reina com harmonia e sabedoria unas, deixando irradiar luzes cósmicas para dentro do mundo. Sendo filho de Zeus,o Deus supremo, e de Leto, uma ninfa, Apolo é o Deus da Luz (comoOsíris no Egito), harmonizador das forças cósmicas, que dá forma e clareza, razão e compreensão a tudo que o cerca. Seus símbolos são o arco e a flecha dourados para o pensar claro e preciso imbuídode força solar; a coroa de louros, representando a vitória da sabedoria e da coragem; e a Lira, como símbolo da mais espiritual das artes. As musas do Olimpo são regidas por Apolo.
Pelas cordastangidas na sua lira, a harmonia do Universo pode reinar novamente, e pode também ser vivenciada pelos homens. O caos do Universo recebe ordem e direcionamento. No homem, harmoniza a alma no corpo, queameaça entregar-se às forças terrestres.
Dionísio
Em Dionísio, (para os romanos Baco) no entanto, já aparece uma dualidade que se mostra em sua origem. O primeiro é o velho Dionísio Zagreus, filho deZeus e de Perséfone, uma ninfa, que, raptada pelo rei de Hades (o mundo dos mortos), torna-se rainha do