ALECRIN
CURSO DE FARMÁCIA
WELIGTON ALVES DA SILVA DEISIANE PRATA
TRABALHO DE FITOTERAPIA
ALECRIM
TEIXEIRA DE FREITAS
2014
WELIGTON ALVES DA SILVA
DEISIANE PRATA
TRABALHO DE FITOTERAPIA
ALECRIM (Rosmarinus officinalis)
Corso de farmácia da faculdade Pitágoras Unidade Teixeira de Freitas, como material Avaliativo referente à matéria de fitoterapia: Prof.(a) Luciane Manganelli
TEIXEIRA DE FREITAS 2014
CARACTERISTICA GERAIS:
PLANTA: ALECRIM
NOME CIENTIFIC0: Rosmarinus officinalis
O Alecrim é nativo da região do mediterrâneo ele cresce na Europa, dó sul ao norte esta planta cresce em muitas partes do mundo, como na África, nas Américas (Brasil), Austrália e Ásia.
Ele e colhido principalmente na primavera (Europa)
PROPRIEDADES:
As propriedades do Alecrim incluem a sua ação expectorante, antibacteriana, digestiva, diurética, reumatismal, antisséptica e adstringente.
Esta planta é encontrada em pomadas bastante conhecidas contra os reumatismos. Além disso, no preparo interno, em infusão, a sua ação diurética é muito eficaz. Também utilizada na culinária como aromatizante e para temperar carnes e auxiliar na conservação, graças ao efeito antioxidante (óleos essenciais).
FAMILIA: Lamiaceae (Lamiáceas)
PARTE UTILIZADA DA PLANTA Folhas (e flores)
NOMENCLATURA BINOMINAL: Rosmarinus officinalis constituintes óleos Essenciais (cineol, alfa-pinol, cânfora), ácido rosmarínico, ácido carnósico, ácido caféico, taninos, diterpenos amargos, flavonóides.
INDICAÇÃO:
Uso interno (chá):
Contra gazes, como condimento ou aromático (cozinha), contra a tosse, para a prevenção de doenças degenerativas como o Alzheimer, devido ao forte efeito antioxidante do alecrim, enxaqueca,