Software livre
Texto: Software livre, código aberto e software gratuito: as diferenças
Esquema estrutural: * Utilização de sistemas linux. * Diferenças entre software livre e software gratuito. * Entendendo o que é código fonte. * Definições sobre software livre. * Definições sobre software gratuito. * Comparação entre software livre e software gratuito. * Definições sobre licenças para software livre. * Definição de Copyleft. * Definições sobre Open Source. * Comparação entre software livre e código aberto. * Relação entre software livre, código aberto e software proprietário.
Resenha
1 – Referência bibliográfica:
Emerson Alecrin. Software livre, código aberto e software gratuito: as diferenças. Disponível em <http://www.infowester.com/freexopen.php> Acesso em: 03 de out. 2011.
2 – Breve síntese da obra:
O autor inicia a obra, falando sobre sistemas operacionais linux, como estes estão sendo bastante utilizados atualmente, por oferecerem baixo custo de implementação, qualidade e na maioria das vezes serem gratuitos. Explica que software livre é um movimento social que defende: * Liberdade para executar programas para qualquer propósito; * Liberdade de estudar como funciona o programa e adaptá-lo às suas necessidades (acesso ao código fonte é um pré-requisito); * Liberdade para distribuir cópias de forma que possa ajudar o próximo; * Liberdade de melhorar o prgrama e liberar seus aperfeiçoamentos de modo que toda a comunidade se beneficie. (acesso ao código fonte, também é um pré-requisito).
O autor define código fonte como sendo o conjunto de instruções que forma o programa. Dá uma definição, também, para software gratuito, que é aquele que pode ser utilizado sem pagar, podendo ser livre ou fechado. Explica que software livre nem sempre é gratuito.
Emerson também dá explicações sobre licenças GPL. Diz que um programa não necessita necessariamente de uma licença