Aldeídos; ácido carboxílico; cetonas
Os aldeídos são denominados de compostos carboxílicos, porque apresentam o grupo carboxila C = O. Esses compostos são incolores, e os de tamanho inferior têm cheiro irritante e os de cadeia carbônica maior têm cheiro agradável, na natureza podem ser encontrados nas fases sólida, líquida ou gasosa.
Essa classe de compostos pode ser encontrada em flores e frutos. Veja a estrutura da forma mais simples de aldeído:
Principais aldeídos:
Etanol: de fórmula C2H4O, esse composto é usado como matéria-prima na indústria de pesticidas e medicamentos. É também conhecido como aldeído acético, e possui uma importante função na fabricação de espelhos: o etanol reduz os sais de prata através de reação e os fixa no espelho para reflexão da imagem.
Metanol: quem já visitou um laboratório de anatomia sabe bem do que se trata esta substância, aquele cheiro que irrita as narinas provém de uma solução de metanol (37% de metanol e 63% de água), essa solução é usada para conservar cadáveres humanos e animais para estudos posteriores. Na verdade é mais conhecida como formol e é empregada ainda na fabricação de desinfetantes (antissépticos) e na indústria de plásticos e resinas.
O formol (ou formaldeído) é um gás incolor em temperatura ambiente que tem a propriedade de desnaturar proteínas, essas ficam mais resistentes não sendo degradadas pela ação de bactérias, daí o porquê do formol ser aplicado como fluido de embalsamamento.
Os aldeídos são muito reativos em razão do grupo carboxila que é muito polar este grupo polar atrai outras substâncias para formar ligações.
Ácido Carboxílico
Os ácidos carboxílicos são compostos orgânicos que apresentam o grupo funcional (─ COOH), chamado de carboxila:
O ║
─ C ─ OH
Dentre os principais ácidos carboxílicos estão os ácidos Etanoico, Metanoico e Benzoico.
O ácido etanoico é um líquido incolor à temperatura ambiente, também é conhecido como ácido acético. Possui sabor azedo e cheiro