Alcoolismo
* O que é ?
É o conjunto de problemas relacionados ao consumo excessivo e prolongado do álcool e todas as consequências decorrentes. O alcoolismo, é portanto, um conjunto de diagnósticos.
Dentro do alcoolismo existe a dependência, a abstinência, o abuso(uso excessivo, porém não continuado, intoxicação por álcool(embriaguez).Síndromes amnéstica (perdas restritas de memória),demencial, alucinatória, delirante, de humor. Distúrbios de ansiedade, sexuais, do sono, e distúrbios inespecíficos. Assim, o alcoolismo é um termo genérico que indica algum problemas medicamente para maior precisão, é necessário apontar qual ou quais distúrbios estão presentes, pois geralmente há mais de um.
* O Fenômeno da Dependência.
O comportamento de repetição obedece há dois mecanismos básicos não patológicos: o reforço positivo e o reforço negativo. O Reforço Positivo refere-se ao comportamento de busca do prazer: quando algo é agradável a pessoa busca os mesmos estímulos para obter a mesma satisfação. O Reforço Negativo refere-se ao comportamento de evitação de dor ou desprazer. Quando algo é desagradável a pessoa procura os mesmos meios para evitar a dor ou desprazer, causados numa dada circunstância. A fixação de uma pessoa no comportamento de busca do álcool, obedece a esses dois mecanismos acima apresentados. No começo a busca é pelo prazer que a bebida proporciona. Depois de um período, quando a pessoa não alcança mais o prazer anteriormente obtido, não consegue mais parar porque sempre que isso é tentado surgem os sintomas desagradáveis da abstinência, e para evita-los a pessoa mantém o uso do álcool.
Os Reforços positivos e negativos são mecanismos ou recursos normais que permitem às pessoas se adaptarem ao seu ambiente.
* Tolerância e Dependência.
A tolerância é a necessidade de doses maiores de álcool para a manutenção do efeito de embriaguez obtido nas primeiras doses. Se no começo uma dose de uísque era