ALCOOLISMO
Psicologia Geral
Integrantes: Fernando, Jéssica, Paulo, Rafael e Silvio.
Introdução
O presente trabalho visa realizar um estudo sobre o
alcoolismo e suas consequências , pois este é um problema que atinge milhões de brasileiros, que é considerado, por órgãos competentes, como um dos maiores problemas de saúde pública no Brasil e um dos grandes responsáveis por fatalidades em acidentes de trânsito, homicídio, suicídio e violência.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em todo o mundo, a faixa etária entre 20 a 49 anos é a principal afetada em relação a mortes associadas à ingestão de bebida alcoólica. No Brasil, entre 60% e 63% dos índices de cirrose hepática têm relação com o álcool.
Hereditário
Esquecer
Estrutu ra Psíquic a Principais Causas
Alcoolismo
Cultura l Influência
Auto
Afirmaçã
o
Corage m Relaxar
http
://www.minhavida.com.br/saude/videos/11804-alcool
-cuidado-com-o-vicio
Sintomas
Ansiedade,
irritabilidade, excitabilidade, esquecimento, confusão, hábito alcoólico, tremores, aparência descuidada, entre outras.
A síndrome de dependência do álcool é definida pela OMS,
como:
“Estado psíquico e também geralmente físico, resultante da ingestão de álcool, caracterizado por reações de comportamento e outras que incluem uma compulsão para ingerir álcool de modo continuo e periódico, a fim de experimentar seus efeitos psíquicos e por vezes evitar o desconforto de sua falta; a tolerância mesmo podendo ou não estar presente.“ Assim como a síndrome de dependência e com os problemas associados ao consumo do álcool, podemos também classificar os graus da síndrome de abstinência de várias maneiras, conforme a necessidade e as finalidades. Do ponto de vista clínico, são observados três graus:
Leve: presença apenas de sinais neurovegetativos, (tremores e
sudorese) e sintomas subjetivos de pouca gravidade (ansiedade).
Moderado: além dos sinais anteriores, presença de sinais e sintomas digestivos (náuseas e vômitos)