alcoolismo
ATPS DE SAÚDE MENTAL: ALCOOLISMO
ALCOOLISMO
Atividades Práticas Supervisionadas para obtenção de aprovação parcial na disciplina de Saúde Mental no curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera de Taubaté.
Orientador: Profº. Luiz Cesar Rodrigues Vieira
Taubaté
2014
Introdução O ato de consumir drogas é uma prática cultural do ser humano no transcorrer da história da humanidade, sendo que a maioria dos grupos sociais tem convivido com as drogas ao longo do tempo. As primeiras experiências com drogas ocorrem na adolescência, nesta fase o individuo é vulnerável do ponto de vista psicológico e social. (1. Dezontinel FR, Nascimento JWL, Menezes FG, Godoy MP, Antonialli MMS. Uso de drogas entre adolescentes estudantes de escola da rede privada em São Paulo. Conscientiae Saúde. 2007;6(2):323-8.)
O uso de álcool no Brasil varia de região para região, o fato mais inquietante é a comprovação de que 5,2% dos adolescentes (12 a 17 anos) eram usuários e dependentes do álcool, no Norte e no Nordeste essa porcentagem ficou próxima dos 9% do levantamento domiciliar, podendo ser percebido como um grave problema da Saúde Pública no Brasil. (2. Martini JG, Furegato ARF. Representações sociais de professores sobre o uso de drogas em uma escola de ensino básico. Rev Latino Am Enferm. 2008;16(n.esp):601-6.)
A compreensão das representações sociais dos adolescentes sobre a questão das bebidas alcoólicas e sobre o alcoolismo favorece conhecer o entendimento que eles têm sobre o objeto psicossocial no seu cotidiano, e como influenciam suas práticas, destaca-se a necessidade de desvelar o universo do alcoolismo concentrando-se na história de vida dos adolescentes, para poder compreender suas atitudes e