Alcoolismo na adolescência
A Escola de Educação Básica de Meleiro, por ser a única a oferecer o curso de Ensino Médio, concentra a maioria do público adolescente da cidade. É com freqüência que professores e alunos ouvem relatos dos colegas quanto ao consumo de bebidas alcoólicas nas festas que frequentam, fato esse que gera preocupação em toda a comunidade escolar.
Frente a esta realidade os professores e alunos do Ensino Médio desenvolveram o projeto: Adolescentes e Bebidas Alcoólicas, buscando conscientizar os adolescentes para as conseqüências do consumo abusivo de álcool.
Os alunos do 3º ano do Ensino Médio Renato Salvalaio, Bruno F. Pasini, Samuel P. Mezzari, Renata C. Gonçalves, Giane Ré, Rafaela M. Martinelo, Nathielli D. Scarpari realizaram, nas aulas de matemática e informática, pesquisa para verificar o índice de consumo de bebidas alcoólicas entre os adolescentes de nosso município. Tomando como amostra 360 alunos de 7ª e 8ª série do Ensino Fundamental e as turmas de Ensino Médio da E. E. B. de Meleiro, com idades variando entre 12 e 18 anos.
RESULTADOS DA PESQUISA
Analisando os gráficos podemos verificar que o consumo de bebidas alcoólicas tem seu inicio a partir dos 12 anos e acentua-se consideravelmente a partir do 15 anos de idade.
Estes dados servem de alerta aos pais para que fiquem atentos ao comportamento dos seus filhos frente ao álcool , nesta fase de transição que é a adolescência é muito importante o diálogo e orientação na família.
A escola pode contribuir na orientação dos adolescentes, abrindo espaços para debates e estudos sobre o problema, esclarecendo sobre os riscos e consequências que o consumo abusivo de álcool traz ao indivíduo. Conscientizando não só os alunos, mas também os pais, pois muitas vezes o consumo começa em casa , ou então, seguindo o exemplo dos pais e familiares.
O alcoolismo é considerado uma doença pela Organização Mundial de Saúde e vem sendo tratado como terceiro maior