A teoria ética de kant
Uma ética Deontológia. Que seria uma ética que defende o valor moral de uma ação em si e não nas suas consequências.
Kant defendia que o valor moral das ações depende unicamente da intenção com que são praticadas. Porquê? Porque sem conhecermos as intenções dos agentes não podemos determinar o valor moral das ações. Na verdade, uma ação pode não ter valor moral apesar de ter boas consequências.
Quando é que a intenção tem valor moral ou é boa? Quando o propósito do agente é cumprir o dever pelo dever. O cumprimento do dever é o único motivo em que a ação se baseia. Ex: Não roubar porque esse ato é errado e não porque posso ser castigado.
O que é uma ação com valor moral? É uma acção que cumpre o dever por dever. Cumprir o dever sem segundas intenções. Deveres como, não matar, não roubar ou não mentir devem ser cumpridos por simplismente não querer errar e não fazê-lo com medo de ser castigado.
AÇÕES CONFORMES AO DEVER x AÇÕES FEITAS POR DEVER.
O objetivo desta distinção é defender que o valor moral das ações depende unicamente da intenção com que são praticadas.
EX: 2 comerciantes praticam preços justos e não enganam os clientes. Estão a cumprir o seu dever? Aparentemente sim. Suponhamos que um deles, não aumenta os preços apenas porque tem receio de perder clientes. O seu motivo é egoísta: É o receio de perder clientes, que o impede de praticar preços injustos. A sua ação é conforme ao dever, mas não é feita por dever. Suponhamos agora que um outro comerciante não aumenta os preços por julgar que a sua obrigação moral consiste em agir de forma justa. A sua ação é feita por dever. O primeiro comerciante cumpre o dever com uma segunda intenção, isso é, ação conforme o dever e o segundo comerciante, cumpre o dever pensando em sua obrigação moral, que é ser justo, então está cumprindo o dever sem segunda intenção.
Ações conformes ao dever
É uma ação que cumpre o dever, não por ser correto fazê-lo, mas sim para evitar uma má