alcool
TRABALHO DE QUÍMICA
Brasil
2014
Grupo funcional:Álcool ( possui um grupo hidroxila, ligado a um carbono saturado).
Efeitos Psíquicos:
Os efeitos do álcool no encéfalo ocorrem em duas fases. Após consumir várias bebidas, a concentração de álcool no sangue sobe rapidamente e o consumidor sente-se leve e feliz-eufórico. Cerca de 90 minutos após a ingestão e durante 6 a 7 horas, o consumidor sente-se deprimido e infeliz-disfórico. Por outro lado, se continuar a beber irá experimentar uma perda de controlo cada vez maior. O coma e a morte são possíveis se for consumida uma grande quantidade de álcool num curto espaço de tempo.
Efeitos fisiológicos: O consumo excessivo de álcool leva a uma degradação do etanol em etanal pelo fígado, fato que consome NAD+ formando NADH. Na segunda reação para a formação de acetato também há consumo de NAD+ e formação de NADH, dessa forma o ciclo de Krebs (dependente de NAD+) é diminuído pela falta de NAD+, aumentando portanto o metabolismo anaeróbico das células, o que irá produzir mais ácido lático no organismo. Esse excesso de ácido lático no organismo compete com a excreção de urato contribuindo para o aumento de ácido úrico no sangue, o qual irá precipitar em articulações gerando uma doença conhecida como gota. O conjunto de efeitos fisiológicos sentidos após excessivo consumo de álcool é conhecido como veisalgia, popularmente chamada de "ressaca".
Formas de consumo:
Por meio de bebidas alcoólicas (ingestão).
História da descoberta e uso:
Não se sabe com exatidão em que período o álcool foi descoberto e passou a ser ingerido como bebida alcoólica pelos seres humanos. Algumas pessoas dizem que seu consumo começou no período Neolítico, por volta do ano 10.000 a.C, enquanto outras dizem que começou por volta do ano 6000 aC. O que se sabe é que a primeira bebida alcoólica a ser produzida e/ou ingerida por um humano foi