Alcool e Seus Malefícios
Efeitos imediatos do álcool: sonolência ou agressividade, irritabilidade, agitação, alteração de equilíbrio e marcha, alteração de memória, vômitos, convulsões, coma e até morte. Efeitos tardios: cânceres do sistema digestivo, cirrose, pancreatite alcoólica, perda de sensibilidade em membros inferiores, atrofia do cérebro (alterações de comportamento, convulsões, demência), arritmia cardíaca, impotência sexual, esterilidade e síndrome de abstinência fetal (bebê nasce dependente de álcool, apresentando os sintomas acima). Abortamentos, baixo peso ao nascer e prematuridade, bem como retardos mentais, são frequentes em filhos de mães alcoólatras. As consequências sociais são desajuste familiar, mau rendimento e relacionamento no trabalho, predisposição a acidentes em linhas de produção, falta ou atraso no emprego, suscetibilidade para produzir e sofrer acidentes e violência, assim como ocorrências policiais. Atenção para riscos de ingerir álcool com medicamentos, quando os efeitos colaterais aumentam e os efeitos necessários se alteram.
Estudos mostram que ingestões exageradas em uma única vez tendem a matar mais que o alcoolismo crônico, seja em festas ou em happy hours, além de induzirem à dependência química. O indivíduo está dependente do álcool a partir do momento em que não consegue mais realizar tarefas diárias sem ingeri-lo, adquirindo-o mesmo quando não pode e sentindo-se mais seguro junto do mesmo
O principal agente do álcool é o etanol (álcool etílico). O consumo do álcool é antigo, bebidas como vinho e cerveja possuíam conteúdo alcoólico baixo, uma vez que passavam pelo processo de fermentação. Outros tipos de bebidas alcoólicas apareceram depois, com o processo de destilação. Álcool – atua no SNC e pode levar a dependência e alteração comportamental.
Álcool – fígado, coração, e vasos do estômago.
DADOS:
Bebida
Porcentagem de álcool
Cerveja
10%
Cerveja "light"
3,5%
Vinho
12%
Vinhos fortificados
20%
Uísque,