Alcool e drogas
Drogas e prevenção
1.Introdução – Drogas e Prevenção
2.O que é uma droga?
3.Informar não é educar
4.A Educação – Tarefa Educativa
5.A família e a Prevenção
6.O mundo das drogas
7.Conceito básico de Prevenção
8.Metodologia da Prevenção
9.Orientações Técnicas em Educação e Prevenção.
10.Educação para a Saúde
11.Estratégias Específicas.
12.Prevenção Educativa
13.Rede Preventiva
14.Metodologia da Intervenção Comunitária.
15.Prevenção de Recaída.
16.Avaliação da Prevenção de Recaída.
17.Conclusão.
18.Bibliografía
INTRODUÇÃO
O uso ilícito de drogas nos últimos anos tem aumentado num ritmo alarmante e tem ultrapassado todas as fronteiras sociais, econômicas, políticas e nacionais. Esse aumento pode ser atribuído a vários fatores, entre os que figuram a falta de informação fidedigna sobre os perigos a longo e curto prazo do consumo de drogas; ao caráter limitado das atividades preventivas (quase que inexistentes em nosso país), e a falta de consciência sobre a magnitude do problema dos estupefacientes. Os problemas do uso indevido de drogas têm sido descritos como um excesso de consciência nos jovens e uma falta de consciência entre os adultos.
A prevenção do uso indevido de drogas – mediante a sensibilização, a educação e a ação – é fundamental para lograr deter o uso indevido de drogas e a criminalidade associada à mesma. Para aquelas pessoas que se iniciaram no uso indevido de drogas, a educação brinda um caminho para uma intervenção e um tratamento com êxito, para sensibilizá-las sobre os riscos e perigos do uso indevido e continuado de drogas, e lhes ajuda a deixar seu uso.
Nos Estados Unidos da América, George Gallup, fez uma pesquisa e pediu aos adolescentes que mencionasse qual era a principal ameaça para sua geração. A resposta foi a seguinte:
1) O abuso