Alcinos
Os alcinos também conhecidos como alquinos ou hidrocarbonetos acetilênicos, são hidrocarbonetos acíclicos, são funções orgânicas contendo uma única ligação tripla, constituídas por carbonos e hidrogênio na molécula. Portanto, constituem mais um grupo de hidrocarbonetos insaturados, e, por grande instabilidade e alta reatividade: são ávidos por reações de adição geralmente com um ácido ou halogênio tendo a formar ligações saturadas.
Por isso os Alcinos são mais raros de se encontrar na Natureza do que os Alcenos, logo, há uma necessidade de sintetizá-los por crackeamento (quebra de moléculas maiores, geralmente Alcanos) de petróleo.
O Alcino mais importante é o C2H2, chamado de acetileno. Ele é produzido facilmente colocando o carbureto Ca2C2, que é vendido de lojas de ferragens em contato com a água. Ao queimar ele produz uma chama muito quente e luminosa; por esse motivo, o acetileno e muito usado em lanternas e exploração de cavernas.Um exemplo de aplicação do acetileno é a produção do PVC (policloreto de vinila), etanol e ácido acético.
Fórmula geral:
CnH2n-2
Nomeclatura dos alcinos
É muito semelhante a nomenclatura utilizada para os alcanos. Troca-se a terminação ano do alcano por ino.
1) A cadeia principal é a maior cadeia que contenha a ligação tripla.
2) A numeração da cadeia é feita a partir da extremidade mais próxima da ligação tripla, independentemente das ramificações presentes na cadeia. Em caso de empate (dupla ligação no meio da cadeia), deve-se numerar a cadeia de forma que as ramificações fiquem com os menores números possíveis (As outras regras vistas para os alcenos também valem par os alcinos)
Estrutura e Nomenclatura de um Alcino
Radicais dos Alcinos
Os radicais dos Alcinos são formados pela presença de um ou mais elétrons livres. Recebem a terminação -inil no lugar de –ino:
Número de carbonos
Prefixo
Molécula
Radical
Nomenclatura
1
Met
-
-
-
2
Et
C2H2
C2H
Etinil ou acetinil
3
Prop
C3H4
C3H3
Propinil
4
But
C4H6
C4H5
Butinil