Alcanos, alcenos e alcinos
Blumenau, 05 de junho de 2014
ALCANOS, ALCENOS E ALCINOS
- O QUE É UM ALCANO?
Os alcanos, também chamados hidrocarbonetos parafínicos ou parafinas, são compostos constituídos exclusivamente por carbono e hidrogênio e forma uma série homóloga de fórmula geral CnH2n+2, cujo primeiro membro é o metano (CH4).
- Nomenclatura –
Cadeia normal
Prefixo+ ano Cadeia ramificada
Número do carbono + prefixo.
- ONDE SÃO ENCONTRADOS?
As principais fontes dos alcanos são o gás natural e o petróleo, sendo utilizados, em grande parte, como combustíveis. Alguns exemplos são a gasolina, o óleo diesel, o querosene e a parafina, que são constituídos pela mistura de diferentes alcanos.
Os alcanos de maior massa molecular, como a vaselina, também são utilizados na preparação de cosméticos.
- O QUE SÃO ALCENOS?
Também chamados de hidrocarbonetos etilênicos ou olefinas, os alcenos são compostos constituídos exclusivamente por carbono e hidrogênio e possuem fórmula geral CnH2n2, cujo primeiro membro é o eteno (C2H4).
-Nomenclatura-
Para nomear os alcenos, utilizamos a nomenclatura parecida com a dos alcanos. Quanto ao número de carbonos é a mesma. Quanto ao tipo de ligação, usamos en, porém, deve-se indicar o local da ligação dupla.
Para nomear, dá-se a prioridade à ligação dupla na contagem de carbonos e depois, aos radicais.
- ONDE SÃO ENCONTRADOS?
O eteno costuma ser utilizado como anestésico em intervenções cirúrgicas e no amadurecimento forçado de frutas verdes (estas tomam a cor natural das frutas maduras quando em contato com o gás) e ainda na preparação de polietileno, que é um dos plásticos mais importantes na indústria, usado na confecção de sacos e garrafas plásticas, brinquedos, etc.
- O QUE É UM ALCINO?
Os alcinos ou alquinos são os hidrocarbonetos acíclicos que contêm, no mínimo, uma tripla ligação; conseqüentemente a sua fórmula é do tipo CnH2n-2, sendo n maior ou