Alcaloides
Curso: Biotecnologia – 3ª etapa
Disciplina: Química de Produtos Naturais
Prof.Dr. Paulo Sérgio Pereira
ALCALÓIDES ESTERÓIDES
Henrique Siqueira Cód.: 791.794
Michele Cristiane Raymundo Cód.: 791.790
MAIO/2009
INTRODUÇÃO
A palavra alcalóide vem do árabe alquali e, na maioria, tem caráter alcalino. Existe uma dificuldade para definir alcalóides, pois, é difícil separá-los de aminas complexas. Pelletier (1988) definiu alcalóides da seguinte maneira: “Alcalóides são substancias orgânicas, de origem natural, cíclica, contendo um nitrogênio em um estado de oxidação negativo e cuja distribuição é limitada entre os organismos vivos”. Outras definições foram feitas, mas nenhuma se apresentou completamente abrangente. Os alcalóides contém um átomo de nitrogênio em um anel heterocíclico e são classificados de acordo com o sistema anelar presente na molécula.
ALCALÓIDES ESTERÓIDES
Todos os alcalóides são formados a partir do colesterol. Se encontram livres na natureza como glicosídeos, no caso, denominados glicoalcalóides esteroidais e conseguem ser isolados tanto de animais, quanto de vegetais. COLESTEROL
BIOSSÍNTESE
A incorporação do nitrogênio na molécula, pode ocorrer por 3 meios diferentes:
1- Oxirredução 2- Substituição 3- Adição
CLASSIFICAÇÃO
São classificados com base no hidrocarboneto esteroidal que melhor representa a estrutura geral do composto. São 3 grupos principais:
1- Aminopregnanos.
Possuem 21 átomos de carbono e é produzido pela degradação da cadeia lateral do colesterol, que contém a cadeia do pregnano.
2- Piperidilpregnanos.