Alcalimetria
Sólidos:
Os sólidos são materiais duros e rígidos, não mostrando praticamente tendência em fluir ou difundir. São geralmente incompressíveis. Contrariamente ao que ocorre com os gases, em que o volume cai pela metade ao dobramos a pressão, num sólido é necessário uma pressão da ordem de 106 para obtermos o mesmo decréscimo de volume.
Definições:
• Substância que mantém o volume e formas fixos. O tamanho e forma de um sólido não são influenciados pelo tamanho e forma do recipiente que o contem. • Substância que apresenta suas partículas constituintes dispostas num arranjo interno regularmente ordenado (sólidos cristalino) • Um sólido amorfo tem volume e forma fixa, parece-se com um sólido em aparência e comportamento externo, não apresenta faces cristalinas e sua estrutura interna apresenta pouca regularidade. Um sólido amorfo pode ser considerado como um líquido que foi super-resfriado bem abaixo do seu ponto de congelamento, imitando assim um sólido cristalino ou verdadeiro. É duro, rígido e sua forema é independente do recipiente que o contém. Um exemplo comum de sólido amorfo é o vidro, de fato, sólidos amorfos são comumente chamados vidros. Como os líquidos, os sólidos amorfos possuem estrutura interna irregular, apesar de sua aparência externa. Visto que a estrutura interna de um sólido verdadeiro é chamada de estrutura cristalina do sólidos, o termo solido cristalino é geralmente usado para identificar um solido verdadeiro.
Cristais
Uma das características mais notáveis dos sólidos é a sua ocorrência como cristais. O crescimento extremamente lento num meio uniforme é necessário para a obtenção de cristais grande e perfeitamente formados. Essas condições são difíceis de serem atingidas, então, é comum obter-se cristais que apresentam distorções , resultantes de condições não uniformes na vizinhança do cristal em crescimento, que favorecem o crescimento mais rápido em certas direções do que em