Albinismo e genetica
#X%
F1: #### Autofecundação de #
F2: ###%
Porque?
#AA X %aa
F1: #Aa #Aa #Aa #Aa
F2: #AA #Aa #Aa #aa
Conlusão!
A é dominante sobre a, pois, ele determina a cor(característica).
AA e aa são homozigotos, sendo AA homozigoto dominante e aa homozigoto recessivo. a é recessivo sobre A, pois, ele não determina a cor(característica).
Ou seja!
AA e Aa possuem a mesma característica, a característica de A, porém geneticamente são diferente, ou seja Aa é diferente de AA por possuir um gene diferente. Um é homozigoto dominante e o outro é heterozigoto.
Já em aa a caraterística que prevalece é a de a, pois ele é recessivo.
Questões:
1-Um coelho macho preto cruzou com uma coelha fêmea branca. Sabendo que todos os filhotes nasceram preto, dê o genótipo do coelho macho e da coelha fêmea e faça o cruzamento:
Resposta: AA e aa
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................2-Em um laboratório descobriu-se que indivíduos humanos com genótipo aa possuíam uma doença genética albinismo.
pequena pesquisa sobre o albinismo: fonte: wikipédia!
O albinismo (do termo em latim albus, "branco"; também chamado de acromia, acromasia ou acromatose) é um distúrbio congênito caracterizado pela ausência completa ou parcial de pigmento na pele, cabelos e olhos, devido à ausência ou defeito de uma enzima envolvida na produção de melanina. O albinismo resulta de uma herança de alelos de gene recessivo e é conhecido por afetar todo o reino animal. O termo mais comum usado para um organismo afetado por albinismo é "albino".
O albinismo é