Albert Einstein.
Albert Einstein foi um grande físico e matemático que prestou relevantes serviços à humanidade, porém inventou uma lei chamada Teoria da Relatividade. Essa lei deu origem a bomba atômica e foi através desta lei que teve início a exploração na energia nuclear, através dessa lei ele também ganhou o premio Nobel e seu nome virou sinônimo de gênio. Ele foi umas das mentes mais brilhantes por todas as histórias que escreveu as leis da física vários livros sobre ciência e desenhou algumas centenas de armas, maquinas e utilitários. Resumindo ele foi o homem mais inteligente do mundo.
Algumas de suas contribuições para a física foram: Movimento Browniano, Os quanta de Luz, Relatividade Geral entre outros.
Movimento Browniano (1905)
Nos meados do século XIX, o botânico Robert Brown reparou que certos grãos de pólen em suspensão na água apresentam um movimento errático quando observados ao microscópio. Que faria mover de forma tão aleatória estes pequeníssimos grãos? Einstein explicou este movimento browniano como uma conseqüência dos impactos das moléculas da água nos pequenos grãos de pólen e descreveu os resultados experimentais a partir dos seus cálculos. Tínhamos assim uma forma de observar indiretamente o movimento das moléculas, que são muito menores!
Os quanta de luz (1905)
Ao iluminar certos metais com luz ultravioleta observa-se um estranho fenômeno: só a partir de determinadas freqüências é possível “arrancar” elétrons ao metal (efeito fotoelétrico). Iluminando o metal com luz de freqüências mais baixas, por mais intensa que esta fosse nada acontece. Einstein supôs que as trocas de energia entre a luz e os elétrons no metal só poderiam ser feitas por “pacotes” de energia proporcional à freqüência (os quanta de luz), e não continuamente como previa a teoria clássica. Os quanta de luz são hoje conhecidos como fótons.
A interpretação dos resultados desta experiência foi crucial para o desenvolvimento da Física Quântica.
Relatividade