albert Einstein
Albert Einstein nasceu em Ulm (Wurttemberg, sul da Alemanha) no dia 14 de Março de 1879. Seu pai, Hermann Einstein, possuía uma oficina eletrotécnica e tinha um grande interesse por tudo que se relacionasse com invenções elétricas.
Não obstante, seus negócios não prosperavam e, logo que o seu filho nasceu, viu-se obrigado a transferir-se para uma cidade maior, na esperança de que as finanças melhorassem. Escolheu Munique, capital da Bavária, porque já poderia abrir uma oficina.
Foi nessa cidade que Albert recebeu a sua educação primária e secundária. Enquanto criança, não apresentava nenhum sinal de genialidade, muito pelo contrário o seu desenvolvimento deu-se de um modo bastante moroso. No entanto, a sua paixão em contemplar os mistérios da Natureza começou muito cedo - aos quatro anos - quando ficou maravilhado com uma bússola que ganhara de presente do pai.
Na escola, Albert sentia grande dificuldade para se adaptar às normas rígidas do estudo. Os professores eram muito autoritários e exigiam que os alunos tivessem uma grande capacidade de memorização. Apresentava algumas dificuldades a Geografia, história e francês, contudo, as disciplinas que exigiam maior raciocínio e concentração mostrava grande facilidade.
Quando estava no último de escolaridade, o seu pai viu-se forçado novamente a mudar de cidade. Mais uma vez os negócios haviam fracassado.
Desta vez decidira emigrar para a Itália e estabelecer-se em Milão. Mas Albert permaneceu mais um ano em Munique a fim de concluir seus estudos secundários. No meio do ano, conseguiu uma dispensa médica e foi passar uma temporada com a família na Itália. Retomou os estudos na Escola Cantonal de Aarau e obteve o diploma que lhe permitiu prestar exame para admissão na Universidade.
Fez os estudos superiores na Escola Politécnica de Zurique e, em 1900, graduou-se em Matemática e Física. Durante esse período não chegou a ser um excelente aluno - sobretudo pelo fato de já estar