Alavancas
CURSO DE ENFERMAGEM
DISCIPLINA DE BIOFÍSICA
Prof. Humberto G Reis
UNIDADE I - ALAVANCAS
As alavancas servem para equilibrar um sistema composto por força e velocidade a outro sistema. Para o efeito de alavanca são necessários um ponto de apoio e duas forças em oposição. O parâmetro disposto na posição intermediária (fulcro, resistência ou força) dá o nome ao sistema de alavanca em estudo, conforme os exemplos abaixo:
[pic] O efeito de alavanca permite a multiplicação ou divisão de força ou velocidade, de acordo com a necessidade. Numa alavanca cujo ponto de apoio se situa na linha média, Força e Resistência terão mesma magnitude, mas alavancas com distâncias diferentes exigirão valores diferentes para F e R. O cálculo é bastante simples: basta multiplicar os valores conhecidos a cada lado e buscar o equilíbrio do outro lado, segundo a fórmula:
F . dF = R . dR
Supondo que na alavanca com distantes diferentes do exemplo acima o valor de dF é 25cm e de dR é 10cm, uma R de 25N exigirá uma F de 10N para a obtenção do equilíbrio. Importante observar que a fórmula permite calcular ainda a distância necessária (dF ou dR) para equilibrar-se o sistema.
Os demais tipos de alavanca, interresistente e interpotente, permitem o cálculo através da mesma fórmula acima. Ou seja, a posição do ponto de apoio não interfere sobre o equilíbrio do sistema.
[pic]
[pic] Percebe-se claramente que a distância em relação ao ponto de apoio é fundamental para determinar a F ou R a serem aplicadas. Se mantivermos R e dR, uma modificação na dF exigirá alteração de F, para que o sistema se mantenha em equilíbrio.
O uso cotidiano da fórmula F . dF = R . dR permite entender rapidamente que ao dobrar a distância da resistência (2xdR), mantendo-se a R, obrigatoriamente dobra-se também a força necessária (2xF) ou a distância da Força (2xdF). De outra forma, se dividimos por três a força aplicada ao sistema, devemos multiplicar por três a