Alavancando a competitividade através da TI
Mód 1 – Alavancando a competitividade através da TI
Competitividade é a capacidade que determinada organização tem para perpetuar sua atuação de forma autossustentável. Para Michael Porter, há tres possiveis abordagens de negócio para assegurar a competitividade:
Diferenciação: Produto/Serviço com caracteristicas especiais, que aumentam sua percepção de valor ao cliente, justificando assim um preço mais elevado que é praticado pela concorrência. Os Porsche é um ex: O valor vale pela qualidade.
Liderança em custo: Prefere-se aquele produto/serviço que custa menos e tem qualidade similar aos da concorrencia ou uma qualidade aceitavel, ex produtos genericos no mercado.
Enfoque: também conhecido como nichos, consiste em oferecer produtos e serviços voltados para um segmento específico do mercado, focam em necessidades que não são plenamente atendidas pelos produtos e servicos de massa.
Conforme mostrado na figura: As 2 abordagens referem-se ao ramo de negócio como um todo. Diferenciação significa oferecer algo que seja percebido pelo cliente como melhor que o oferecido pela concorrencia e liderança em custo, implica em oferecer produtos similares por preços mais atraentes. O enfoque, segmento em particular, ou seja, em dar um atendimento especial a um grupo de consumidores, assegurando, assim, a viabilidade dos negócios.
Michael Porter também sugeriu um modelo de análise que foi uma das grandes contribuições para a compreensão das estratégias de negócios. Explica que o posicionamento estratégico de uma organização resulta da combinação de cinco forças competitivas:
Concorrentes: rivalidade existente entre organização em questão e as demais empresas que atuam no setor. Qualquer distanciamento que se obtenha em relação aos concorrentes, seja diferenciação de produtos ou serviços ou liderança em custo ou foco, representa uma melhoria no posicionamento competitivo.
Ingressantes – novos entrantes: possibilidade de novas empresas se interessar