ALAVANCAGEM
A alavancagem operacional é a relação entre o acréscimo proporcional de lucro e o de produção física ou de receita total, tendo como um referencial o nível de operação normal. (Dutra, 2009, p.370)
Peinado e Graeml (2007, p.135) cita como a alavancagem operacional uma da análise sobre os efeitos de mudanças nos custos fixos e variáveis, fornecendo índices para o auxílio na tomada de decisões dos gestores da organização.
Para Mariano e Meneses (2012, p.67) a alavancagem financeira esta relacionada à presença de encargos financeiros fixos no fluxo de caixa da empresa, ou seja, é a capacidade de usar os custos financeiros fixos para aumentar os efeitos das variações das vendas sobre o lucro por ação ou rentabilidade do capital próprio.
A alavancagem financeira, nada mais é do que o custo de se produzir um bem, antes que incidam sobre eles os impostos e as obrigações acessórias decorrentes do regime de competência que e o que norteia esse tipo de alavancagem, tendo em vista que. A alavancagem financeira pode ser definida como a capacidade de a empresa usar encargos financeiros fixos para maximizar os efeitos do acréscimo da LAJI sobre o lucro liquido. (ROBERTO BRAGA,2002) A alavancagem operacional é resultado da existência de custos fixos operacionais no que se refere ao fluxo de lucros das empresas, ou seja, utiliza tais custos para aumentar os efeitos de mudança das vendas sobre o lucro da empresa antes dos juros e do importo de renda. A alavancagem operacional, decorre da existência de custos e despesa operacionais fixas que permanecem inalterados dentro de certos intervalos de flutuação de produção e vendas. Ocorrendo expansão no volume de operações haverá menor carga desses custos sobre cada unidade vendida provocando um acréscimo em maiores proporções