Alavancagem de vendas
Com as mudanças ocorridas no mundo dos negócios, a função de vendas tem evoluído no tempo. Na Grécia Antiga o termo vendedor já era utilizado, antes da Revolução Industrial mesmo em atividades de troca, havia os mercadores, artesãos e outras pessoas que exerciam a atividade de vendas. Na idade Média, os primeiros vendedores ‘’porta a porta’’ apareceram sob a forma de mascates, coletando produtos do campo e vendendo-os nas cidades. A junção artesãos e mercadores, fez da venda pessoal uma atividade mercantil.
Com a Revolução Industrial, a produção se intensificou e os excedentes de consumo começaram a justificar o papel econômico do vendedor, pois as economias locais eram incapazes de absorver o que era produzido. O comércio começa então a florescer entre as cidades e mesmo internacionalmente.
Assim, a economia de escala na produção estimula o crescimento de mercados massivos em áreas geográficas dispersas que precisavam ser alcançadas através do trabalho do vendedor.
E a contínua necessidade de novos consumidores em mercados cada dia mais dispersos incrementou significativamente o número de vendedores. Essa foi a primeira onda do trabalho do vendedor na era da Revolução Industrial.
No decorrer desse estudo, será apresentado qual é o cenário que se encontra hoje, a função do profissional de vendas, estamos em um momento onde já podemos comprar quase todos os tipos de produtos a poucos metros de nossa casa, até mesmo podemos comprar via internet. Um estudo que vai demonstrar a importância do vendedor ser não apenas um canal entre empresa e cliente, para isso esse estudo enfatizara no profissional de vendas bem treinado, profissionalizado. Em resumo, o vendedor moderno não deve ser apenas um apresentados de informações acerca de seus produtos ou serviços; ao contrário, deve estar apto a responder a uma enorme gama de necessidades do seu cliente antes, durante e após a venda, consequentemente ele se sente motivado ao ver que o interesse do cliente