o contexto empredarial
1807 palavras
8 páginas
SUMÁRIO1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 funções admistrativa 4
2.2 Patrimônio 5
2.3 fontes (origens) de recursos 5
2.4 análize de mercado 6
2.5 DEMANDA, oferta e equilibrio de mercado 7
2.6 estruturas de mercado 7
2.7 contabilidade social como ferramenta de informação para a responsabilidade social 8
3 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10 1 INTRODUÇÃO
A contabilidade é uma ferramenta indispensável na gestão empresarial. Ela não deve ser encarada apenas como simples atendimento das legislações vigentes e cálculo de impostos. A Contabilidade é uma ferramenta que ajuda a controlar os negócios, o que foi feito, o que se está fazendo e o que espera fazer no futuro. Irei abordar alguns pontos relevantes do contexto empresarial, como as funções administrativas e suas funcionalidades operacionais, conceito de patrimônio, fontes de recursos, análise de mercado, demanda, oferta e equilíbrio de mercado, estruturas de mercado, entre outros.
2 DESENVOLVIMENTO
A gestão eficiente e eficaz de um negócio é um fator determinante para a sobrevivência empresarial. O contexto atual globalizado, repleto de mudanças econômicas e sociais em âmbito nacional e internacional, exige preparo, conhecimento e habilidades dos administradores para atuar em situações bastante complexas.
2.1 FUNÇÕES ADMISTRATIVA
“Atividade pela qual administradores analisam condições presentes para determinar formas de atingir um objetivo desejado.” (Kawasnkn pag. 169, 1995).
Henri Fayol foi o primeiro a desenvolver uma abordagem que visualizava a organização como um todo, no início do século XX estudos voltados para essa temática foram desenvolvidos, Henri Fayol criou a teoria acerca das funções administrativas onde toda organização desenvolveria quatro áreas voltas para a sua funcionalidade operacional: planejamento, direção,