Alavanca
Publicado por
Objetivo(s)
- Conhecer dispositivos que possibilitam obter vantagem mecânica.
Conteúdo(s)
Ano(s)
9º Ano
Material necessário
Pedaço de madeira grossa (como retalho de caibro ou viga), pregos 15x15, martelo de carpinteiro ou pé de cabra, alicate, chave de roda, tubo de metal, cabo de vassoura e borracha.
Desenvolvimento
1ª etapa
Em um pedaço grosso de madeira, com com pelo menos 5 centímetros de espessura, martele alguns pregos com distância de um palmo entre eles. Em seguida, mostre aos alunos as ferramentas disponíveis e peça que eles tentem remover os pregos usando o mínimo de força. As crianças perceberão que, fazendo uso do alicate, é preciso aplicar mais força que utilizando a orelha do martelo ou do pé de cabra. Agora, peça que realizem a mesma tarefa segurando o martelo ou o pé de cabra por lugares bem diferentes: primeiro, com as mãos bem próximas à orelha da ferramenta; depois, com as mãos o mais longe possível dela. Dessa vez, os estudantes vão notar que, na segunda tentativa (com as mãos longe da orelha do martelo ou do pé de cabra), a força necessária foi bem menor. Solicite que tentem explicar por que isso acontece. Dê prosseguimento à etapa propondo aos alunos uma simplificação do que eles acabaram de ver: em vez de martelo, você usará o cabo de uma vassoura, e para representar a força necessária à retirada de um prego, uma garrafa PET de 2 litros será erguida. Amarre-a em uma das pontas e apoie o cabo sobre uma borracha (para que não escorregue facilmente) na borda de uma mesa, como indicado na figura a seguir.
Peça que alguns alunos suspendam a garrafa, segurando em diferentes posições do cabo e sem deixar que ele se desloque para baixo. As crianças devem perceber que a força necessária para realizar a tarefa diminui à medida que posicionam a mão mais distante do ponto de apoio. Pergunte o que aconteceria se fosse usado um cabo muito longo, com vários metros de comprimento.