Alatropia
Designa o fenômeno em que um mesmo elemento químico pode originar substâncias simples diferentes. As substâncias simples distintas são conhecidas como alótropos. Estes alótropos são diferentes modificações estruturais do elemento, ou seja, os átomos do elemento estão ligados entre si de uma maneira diferente, como pode ser ilustrado na figura ao lado.
Carbono - C
Grafite (Cn): É um condutor elétrico, por isso possui aplicações em eletrônica, como em eletrodos e baterias. Devido ao seu alto ponto de fusão também possui aplicações como material refratário, como em cadinhos de fundição de aço.
Fulereno (C₆₀): É a terceira forma alotrópica do Carbono mais estável após o diamante e o grafite. Possuem beleza estrutural e versatilidade para a síntese de novos compostos químicos.
- Diamante (Cn): É a forma termodinamicamente estável do carbono, possuem um alto valor agregado. Normalmente, o diamante cristaliza com estrutura cúbica e pode ser sintetizado industrialmente.
2- Oxigênio (O)
- Gás Oxigênio (O₂): Na sua forma molecular, O2, é um gás a temperatura ambiente, incolor (azul em estado líquido e sólido), insípido, inodoro, comburente, não combustível e pouco solúvel em água. É um dos elementos mais importantes da química orgânica, participando de maneira relevante no ciclo energético dos seres vivos, sendo essencial na respiração celular dos organismos aeróbicos.
- Gás Ozônio (O₃): é um alótropo triatômico (O3) do oxigênio muito menos estável que o diatômico O2. É uma molécula composta por três átomos de oxigênio. Forma-se quando as moléculas de oxigênio (O2) se rompem devido à radiação ultravioleta, e os átomos separados combinam-se individualmente com outras moléculas de oxigênio.
Enxofre (S):
- Rômbico (S₈): Enxofre rômbico é o enxofre sólido que tem os seus átomos na forma rômbica. A forma da rede pode mudar algumas propriedades do material.
Monoclínico (S₈): É uma uma variedade alotrópica do enxofre. É estável