teorias cientifica
Uma teoria científica pode resultar em várias leis científicas verificadas a partir de suas conseqüências, deduzidas da teoria. Tais leis passam a fazer parte dos pressupostos e hipóteses básicos da teoria, que serão englobados aos conhecimentos aceitos pela comunidade científica do campo de conhecimento em questão.
Em ciência, também se chama teoria a um modelo usado para o entendimento de um conjunto de fatos empíricos. Na Física, o termo “teoria” geralmente significa uma infra-estrutura matemática derivada de um pequeno conjunto de princípios básicos capaz de produzir predições experimentais para uma determinada classe de sistemas físicos. Um bom exemplo deste tipo de “teoria” é a “teoria eletromagnética”, que é normalmente tomada como sinônimo de eletromagnetismo clássico, cujos resultados específicos podem derivar-se das equações de Maxwell.
Para que um corpo teórico passe a ser considerado como parte do conhecimento científico estabelecido, é normalmente necessário que a teoria produza um experimento crítico, isto é, um resultado experimental que não possa ser predito por nenhuma outra teoria já estabelecida.
“ Uma teoria é boa se satisfaz dois requisitos: deve descrever com precisão uma extensa categoria de observações com base em um modelo que contenha somente uns poucos elementos arbitrários e deve realizar predições concretas sobre os resultados de observações futuras.[1]. ”
Podemos, então, afirmar que:
“ Qualquer teoria física é