Alan Turing
Ano:______________ Curso:______________ Turno:______________
Disciplina:________________________________________________________________
Professor:_________________________________________________________________
O PAI DA COMPUTAÇÃO
IFRN – Campus Pau Dos Ferros
Junho de 2015
O pai da computação
Alan Mathison Turing, nascido em Londres no ano de 1912, era matemático e foi uma figura importante na II Guerra Mundial, sendo o responsável pela decifração do código de criptografia usado pelos nazistas, através de uma máquina criada por eles chamada Enigma, aumentando as chances de vitória dos Aliados. Recebeu o título de “o pai da computação” e conhecido até hoje pelo mesmo, seus estudos foram a base das ciências da computação e dos computadores. Devido a sua grande importância para a história, é quase uma obrigação sabermos um pouco sobre sua história, feitos e realizações.
Na escola, durante sua juventude, Turing não era, “nem de longe”, um aluno exemplar, chegando a tirar várias notas baixas, porém o mesmo nutria um amor pela matemática e suas ciências, chegando muitas vezes a achar os problemas propostos pelos seus professores fáceis demais para se perde tempo resolvendo-os. Começou a estudar na escola pública Sherbone School em 1926, onde chegou a sofrer bullying, devido aos seus modos, e foi lá que conheceu e fez amizade com Christopher Morcom, este que seria importantíssimo para Turing, pois foi ele quem apresentou a criptografia para o mesmo. Os dois chegavam até a trocar mensagens criptografadas em bilhetes. Infelizmente, em 1930, Morcom faleceu, deixando um espaço vazio dentro de Turing.
Em 1936, com apenas 24 anos, Turing, em um artigo, formaliza o termo algoritmo, como: “um conjunto finito de instruções simples e precisas, que são descritas com um número finito de símbolos”. Ele também propõe, no mesmo artigo, um