Alambamento
31/07/2009 por Débora Cecília no último fim de semana eu fui convidada para um casamento em Cabinda. em Angola o casamento é composto por duas atapas: uma tradicional, chamada Alambamento, e a outra padrão, nas igrejas. eu fui para a tradicional. antes da festa o homem deve entregar ao pai da noiva uma carta pedindo a mão dela em casamento. isto deve ser feito formalmente, em um encontro na casa do pai. se o pedido for aceito pode-se dar início aos preparativos do evento. no dia do casamento a mulher se veste com um fato, uma roupa típica do país, e o homem se veste com uma camisa social, terno e gravata. antes de começar a noiva aparece debaixo de um pano, para testar se o marido a reconhece de verdade.
em seguida os dois seguem pelo tapete verde até o altar (um espaço separado para o casal).
o homem mais velho da parte da família da mãe e do pai são quem dirigem a cerimônia. após a entrada do casal tem início o momento das ofertas. entram várias mulheres carregando os presentes na cabeça, dançando e cantando uma música local.
para se casar em Angola os pais da noiva fazem pedidos ao futuro marido. geralmente pede-se 10 grades de refrigerante, 10 grades de cerveja, 5 litros de vinho, 5 litros de uma bebida forte, um jogo completo de roupa para a mãe e para o pai e 300 doláres. antes do casamento o homem deve preparar tudo isso, para tornar possível a união. no caso do casamento que eu fui, o marido tinha melhores condições e por isso o pedido dos pais da noiva foram mais recheados: 2 caixas de peixe, um saco de arroz, vários panos para a mãe, outros tantos para o pai, jogo completo de roupa para os pais, bebidas e 2.100 doláres. depois da dança, as mulheres deixam tudo no chão e voltam para os seus lugares. item por item é apresentado aos convidados e os pais vão checando tudo a partir de uma lista. quando esta parte acaba os líderes das famílias fazem um pequeno discurso e depois é servido o almoço. não há fila