o alambamento
*Atendendo ainda o Março-Mulher,permitam-me partilhar este tema muito interessante que faz parte da Cultura Angolana e possívelmente muitos de vós já ouviram falar*.
Em Angola existe um acontecimento muito mais importante (segundo a maior parte da população) do que o casamento civil ou religioso, pois, o casamento é composto por duas etapasuma tradicional (chamada “pedido” ou “Alambamento”) e a outra padrão, nas igrejas .
Em que consiste o pedido? O pedido consiste em pedir a mão da namorada à família. Quando o jovem casal de namorados decide casar, é necessário ter o aval da família da noiva no entanto, o homem deve entregar ao pai da noiva uma carta com o pedido a mão da noiva em casamento, que às vezes vem com o dinheiro. Isto deve ser feito formalmente, em um encontro na casa do pai da noiva e se o pedido for aceite pode-se dar início aos preparativos do evento.
O jovem casal marca o dia do pedido…esse dia é acertado pelos tios da noiva…pois é necessário reunir toda a família e é entregue uma lista (elaborada pelos tios) contendo o que o noivo tem de conseguir reunir até ao dia do pedido. Na lista vêm diversos ítens de consumo e apesar de serem normalmente os mesmos para toda a gente, pode variar consoante a família em questão (basicamente é um dote em que geralmente consta grades de cervejas, gasosas, vinho, panos de congo para a tia, fato para o pai da noiva…).
Quando chega o dia, a família do noivo (Pai, Mãe, Tio, Tia, Irmãos…)vai a casa da noiva e o tio da mesma, apresenta toda a gente e informa de que e vai dar inicio ao pedido de casamento. A Família do noivo é convidada a entrar e o tio dá inicio à leitura do pedido apresentado pelo noivo.
O alambamento é apresentado e se tudo for cumprido é feita uma reunião para acertar a data do casamento (dependentemente do acordo entre ambas as partes) e outros detalhes de natureza logística (pois na nossa cultura a família da noiva é que prepara a festa do