Alalala
2. MARKETING DIRETO
O marketing direto faz parte da nossa historia, já que este nasceu junto com o Brasil. Foi por meio de uma mala direta que a Europa ficou sabendo das novas terras descobertas. O meio de comunicação utilizado por Cabral e Caminha fez o maior sucesso. Tanto que, nos dias de hoje o recurso tem participação importante e cresce a cada dia gerando empresas e movimentando a economia. Portanto, o marketing direto esta no nosso sangue.
De acordo com Kotler (2009), marketing direto é uso de canais diretos para chegar ao consumidor e oferecer produtos e serviços sem intermediários de marketing. Entre esses canais incluem-se mala direta, catálogos, tele marketing, tevê interativa, quiosques, sites, telefones, etc.
Com o passar do tempo o marketing direto vem se tornando velozmente um caminho viável e favorável para chegar ao consumidor. Empresas que atuam no mercado empresarial estão, cada vez mais, usando a mala direta e o telemarketing, proveniente dos altos custos de uma equipe de vendas para atingir o mercado.
Equipes de vendas têm sido substituídas por subsegmentos do marketing direto, que também é usado hoje em dia, para estabelecer uma relação fiel e duradora com os clientes.
A falta de tempo, congestionamentos, escassez do bom atendimento em vendas, filas nos caixas, faz com que os consumidores busquem fazer a compra em casa, principalmente com sites e linhas telefônicas acessíveis 24h ao dia para qualquer necessidade. A compra em casa é pratica, divertida e funcional, economiza tempo e apresenta grande diversidade de produtos e serviços. As empresas também têm vantagens, podem sincronizar marketing direto par atingir o cliente no momento certo. Porem, este recurso também oferece alguns contras como: injustiça (empresas tirando vantagens de compradores impulsivos), irritação (desagradáveis ligações em horas inadequadas), fraude (ilusão do cliente), invasão de privacidade ( utilização indevida de dados dos clientes).
O