AL M DO CAPITALISMO
MAKRON BOOKS, São Paulo, 1999
(Livro com 236 páginas, compilado em 21) Disponibilizado na Leitura Recomendada em: 20/dez/1999 O capitalismo como sistema econômico tem proporcionado inegáveis benefícios materiais, porém tem provocado uma separação cada vez maior entre ricos e pobres. Temos, hoje, nações ricas e pobres, povos ricos e pobres. E isso tem se agravado gradativamente. Por outro lado, indicadores mundiais sinalizam para um dado alarmante: um terço da população está desempregada. Outro dado significativo é que 70% do comércio mundial estão nas mãos de apenas 500 empresas. O capitalismo provoca expectativas de crescimento constante. No entanto, isto não vai acontecer indefinidamente. E isto pode agravar as condições de vida das pessoas. A valorização do dinheiro é excessiva. Charles Handy argumenta que os valores de sustentação devem ser modificados em favor da qualidade de vida para todos. Os valores de mercado devem ser modificados. ALÉM DO CAPITALISMO é uma mensagem pessoa, provocante, apaixonada e intensa que provocará debates e controvérsias em todo o mundo.
UM PREFÁCIO PESSOAL
Acredito que muitos estejam confusos com o mundo que criamos para nós no Ocidente. Estamos confusos com as conseqüências do capitalismo, cuja contribuição para nosso bem-estar não pode ser questionada, mas que separa os ricos dos pobres, consome grande parte da energia dos que nele trabalham e nem sempre, ao que parece, leva a um mundo mais satisfeito. Não conheço melhor sistema econômico. Não obstante, a nova moda de transformar tudo em um negócio, mesmo nossas próprias vidas, não parece ser a resposta. Um hospital, assim como minha vida, é mais do que apenas um negócio.
Qual a vantagem de se acumular riqueza para a qual nem se pode imaginar o uso. Qual o propósito da eficiência empregada na criação dessa riqueza se um terço dos trabalhadores mundiais estão desempregados ou