Documento 21
Texto: LINGUAGEM, CULTURA E COGNIÇÃO: abordagens em psicologia cognitiva.
No texto, á várias perspectivas como Perspectiva Relativista; Perspectiva Sócio Histórica; Perspectiva Gerativista; Perspectiva Funcionalista; Perspectiva Cognitivista Contemporânea. Porém as ideias que me pareceram mais interessantes foram as de Pinker; Searle; Tomasello.As ideias de cada um são um pouco diferentes.Se analisarmos, veremos o quanto á controversas quando falamos das formas de acesso e quanto ao que deve ser o foco dos estudos por exemplo, para Searle e Tomasello o importante é ter uma compreensão das bases cognitivas para que assim possa se permitir o desenvolvimento da linguagem; para Searle a junção da linguagem e cognição seria através do contexto o significado seria então um objetivo de estudos;já para Pinker já nascemos com uma estrutura mental para desenvolver a linguagem . Abaixo citarei trechos das ideias de cada um desses pesquisadores:
Pinker( 2002)"A ideia de que as línguas moldam o pensar parecia plausível quando os cientistas nada sabiam sobre como funciona o pensamento ou como estudá-lo. Agora que os cientistas cognitivos sabem pensar o pensar, é menor a tentação de igualá-lo à linguagem apenas porque as palavras são mais palpáveis que os pensamentos." (Pinker, 2002, p.64).
Searle (2007) e Tomasello (2009), "ressaltam que existem evidências empíricas claras da existência de pensamento de baixa complexidade em animais sem um sistema lingüístico, todavia observam que o pensamento complexo do ser humano, só é encontrado junto com ferramentas lingüísticas mais sofisticadas. " (site: http://www.psicopedagogia.com.br) Tomasello (2008; 2003) "A transmissão cultural inclui coisas como um filhote de passarinhão imitar o canto típico da espécie cantado por seus pais, filhotes de rato comerem apenas os alimentos comidos por suas mães, formigas localizarem comida seguindo os rastros de feromônio dos co-específicos, jovens chimpanzés