Ajuda.
Em 1169, a Ilha da Irlanda foi dividida pelos normandos, passando, após alguns anos, à soberania do rei Henrique II da Inglaterra. No século XVI, depois da instalação do protestantismo anglicano na Inglaterra, Londres, derrotou as rebeliões católicas da Irlanda.
- As rivalidades entre católicos e protestantes na Irlanda do Norte remontam ao século 17. É uma história de confrontos que opõe, de um lado, a maioria dos irlandeses, protestantes, unionistas identificados com os interesses do domínio britânico - e, de outro, a minoria - católicos, nacionalistas, que atrelam sua identidade nacional à resistência religiosa, lutando pelo fim da dominação inglesa sobre o Ulster e a posterior unificação com a vizinha república da Irlanda.
- No início do século 20, surge o movimento nacionalista que luta pelo fim do domínio britânico sobre a ilha. Em 1972, mais de uma dezena de jovens irlandeses católicos foram mortos no Domingo Sangrento.
O grupo é a IRA (exercito de republicano irlandês), e já chegou a matar mais de3600 pessoas desde o início do conflito.
O acordo de paz dos anos 1990:
O acordo de paz de sexta feira santa foi assinado pelas partes em conflitos em 10/04/1998 e aprovado em referendo na Irlanda do norte e na republica da Irlanda no mesmo ano.
- Os principais pontos desse acordo de paz:
· Constituição de uma assembleia da Irlanda do norte
· Libertação de presos políticos
·