Ajuda
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 9
4 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
1 INTRODUÇÃO
Entender o surgimento do projeto ético-político do Serviço Social e sua construção nos dias atuais passa por compreender primeiramente as mudanças na intervenção profissional do assistente social ao longo da história e sua influência que repercute no campo do conhecimento, das idéias e dos valores. A crise capitalista provocou grandes alterações na sociedade, a busca de cada país por desenvolvimento econômico-social acarretou conseqüências que mais trouxeram benefícios para o campo econômico em face do sacrifício de grande parte da sociedade.
No Brasil o Serviço Social cumpre originariamente um papel de amenizador de conflito nas relações das desiguais classes sociais que emergem nesta sociedade. A fundamentação teórico metodológica e ético-política padrão conforme nos conta Dallago (2005) é “norte-americano, que entendia que a dinâmica social deveria se desenvolver através da ordem, equilíbrio e adequação, ou seja, deve-se formar indivíduos passivos diante das contradições do sistema social”.
Este trabalho visa apresentar como se originou o Serviço Social na Europa e no Brasil e demonstrar a postura ideológica da profissão durante o processo de institucionalização.
2 DESENVOLVIMENTO
As profissões são criadas por determinações históricas, a partir de uma demanda política, econômica, científica ou social. Ao conhecer o contexto em que a profissão do assistente social surgiu pode-se melhor compreender as questões que contribuíram na construção de sua identidade profissional.
A revolução industrial e a relação capital trabalho promoveu o surgimento do Serviço Social que ocorre em um período histórico onde as diferenças de classe ameaçam a ordem social vigente e tem na Igreja Católica um instrumento de controle social, sendo assim Telles citado por Guedes apresenta como era a visão do homem nessa época.
Doutrinas católicas, sobretudo a