Teoria geral da administração
EVOLUÇÃO E ESTADO ATUAL
DA TGA
O QUE É TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO – TGA?
De acordo com MAXIMIANO (2000), a Teoria Geral da Administração é....
“ o corpo de conhecimentos a respeito das organizações e do processo de administrá-las”;
é composta por princípios, proposições e técnicas em permanente elaboração.”
A teoria em administração é construída a partir de um conjunto de conhecimentos organizados e sistematizados, resultantes da experiência prática obtida nas organizações;
Para MAXIMIANO (2000), existem duas fontes principais que originam os conhecimentos administrativos: a experiência prática e os métodos científicos.
Considera que os conhecimentos resultantes da experiência prática surgiram com as primeiras organizações humanas, de onde os administradores passaram a formar um acervo teórico resultante da transmissão de conhecimentos.
A segunda fonte refere-se a aplicação dos métodos científicos à observação das organizações e dos administradores – a partir do séc. XX.
A TGA é composta por Teorias/Escolas de Administração, as quais não são antagônicas: elas são complementares. O conhecimento administrativo é um sistema que está continuamente em movimento: surgem novos elementos que alteram a compreensão do sistema, levando-nos a questionar parcialmente as certezas, gerando novos conceitos, momentos de compreensão , NOVOS ENFOQUES ===Novos paradigmas. n Enfoques/Perspectivas: são formas de se apresentar a evolução do pensamento administrativo:
< Técnica/Racional
< Humanista/Comportamental
< Natural/Sistêmica
< Aberta/Contingencial n Em cada enfoque/perspectiva encontramos várias escolas.
AS NOVAS ABORDAGENS EM ADMINISTRAÇÃO...
ÊNFASE: Competitividade
PRINCIPAIS ENFOQUES:
Complexidade
Competição
Cooperação
Capital intelectual
Aprendizagem organizacional
AS PRINCIPAIS TEORIAS DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO
Administração Científica
Teoria da Burocracia
Teoria