AIRTON 3 RELATORIO
CAMPUS SÃO LUIS MONTE CASTELO
DEPARTAMENTO DE ELETROELETRONICA
MEDIDAS ELETRICAS
Relatório da Experiência nº 3 realizada em 02 de Junho de 2015
MEDIÇAO DE GRANDEZAS TRIFÁSICAS
Alunos:
Matricula
Nome completo
Assinatura
201411550340
Antônio José Portela de Jesus Santos
Turma 313
Prof. Airton Augusto
São Luís – MA
2015
1. Introdução
a. Medição de potencias trifásicas
Existem vários métodos para se medir potencias trifásicas. Os mais utilizados são os métodos dos três wattímetros e dois wattímetros. Para o método do três wattímetros em cargas equilibradas para potencias ativas é preciso somente somar as potencias mostradas em cada um dos wattímetros. Como as potencias indicadas serão iguais, já que o circuito é equilibrado, temos para o método dos três wattímetros para potência ativa trifásica a seguinte lei: P3φ= W1 + W2 + W3, onde W = W1=W2=W3 é a potência ativa em watts em cada fase (P3φ=3.W). Esse método é indicado para cargas desequilibradas ou equilibradas, á 3 ou 4 fios.
Também temos o método dos três wattímetros para medir potencias reativas. Nesse método é necessário somar os valores de potência mostrados. As potencias indicadas serão iguais. Para isso temos a seguinte lei. Q3φ= (W1+W2+W3) ÷ ou Q3φ = W., onde W=W1=W2=W3. Esse método é indicado para cargas desequilibradas ou equilibradas, á 3 ou 4 fios.
Já para o método dos dois wattímetros para medição de potencias ativas em cargas equilibradas temos as seguintes considerações: se o fator de potência da carga a ser medida for 1(FP=1), a leitura dos 2 wattímetros serão iguais (W1=W2). Se o FP for maior que 0.5 e menor que 1 temos os 2 wattímetros com leituras positivas (W1 e W2 >0). Se o FP for igual a 0.5 teremos um wattímetro com leitura positiva (W1>0) e o outro com leitura nula (W2=0). E se o FP é menor que 0.5 um dos wattímetros mostrará leitura positiva e o outro negativa. Para potência ativa a formula é: P3φ = W1+W2.
Também temos o método dos dois