Ai - algoritmos geneticos
UNITAU
4º Sistemas de Informação
Renan Souto de Lucena
Samuel Meireles Korosi
CONCEITO
Os algoritmos genéticos são um conjunto de técnicas heurísticas conhecidas como técnicas evolutivas. Estes algoritmos estão baseados na teoria de evolução de Darwin, imitando o comportamento dos mecanismos de reprodução e seleção natural dentro de uma espécie. Sua grande versatilidade para resolver problemas de diferentes campos tem feito que haja adquirido uma grande popularidade nos últimos anos.
ORIGENS
Como já mencionado, os algoritmos são baseados em mecanismos genéticos de seleção usada na natureza, nos quais, indivíduos capazes de um povoamento estão sobrevivendo e, portanto, a base para servir gerações.
Um pesquisador da Universidade de Michigan, John Holland, se interessou por estes mecanismos, espantado com a capacidade da natureza para melhorar seus corpos. No começo dos anos 60, para desenvolver essas ideias e se adaptar às resolução de problemas computacionais. Havia dois objetivos sobre os quais a sua investigação foi centralizada:
• Imitar os processos adaptativos dos sistemas naturais
• Projetar sistemas informáticos capazes de resolver problemas utilizando os mecanismos.
ALGORITIMOS GENÉTICOS
Algoritmos Genéticos (A.G.) são um método de resolução de problemas inspirado no desenvolvimento de populações de organismos vivos. Nesta metodologia, são efetuadas inúmeras iterações sobre um conjunto de soluções chamado População. A cada iteração, são identificadas as melhores soluções, sendo estas selecionadas para formar novas soluções. A formação de tais soluções se dá através de operações de crossover (criação de uma nova solução através da combinação de duas outras) e mutação (alteração geralmente aleatória em um pequeno trecho da solução). Ao final de uma iteração, um novo conjunto de soluções (população) será obtida. Neste contexto, cada iteração é chamada de Geração.
Devido à inspiração