AI Adm Financ Decisão de Financiamento e Investimento
Tarefa individual 2
Módulo: 4
Atividade: tarefa individual 2
Título: MERCADO ACIONÁRIO
Aluno: Vitor Guedes Pedrosa
Disciplina: Administração Financeira - Decisões de Investimentos
Turma: MBA AFIFEAD
Introdução: apresente o que é o modelo CAPM – Capital Asset Pricing Model
O Capital Asset Pricing Model (CAPM), é um modelo que descreve a relação entre o risco e o retorno esperado. Este modelo, criado pelos professores John Lintner, Jan Mossin, Jack Treynor e William Sharper, baseando-se pelo trabalho realizado por Harry Markowitz, é o instrumento mais utilizado para projetar o custo de capital próprio. Porém, o CAPM ainda é muito criticado e discutido quanto a sua validade. A verdade é que tanto os mercados de capitais quanto os pesquisadores, ainda não criaram nada tão abrangente, tendo em vista os problemas na aplicabilidade do CAPM. Tais dificuldades na estimativa do custo de capital próprio refere-se na importância de se analisar a sensibilidade dos resultados obtidos às diferentes metodologias utilizadas na avaliação dos parâmetros do modelo que não são diretamente observada pelo mercado.
Para Brito (2003, p. 122), o CAPM “baseia-se em preços de equilíbrio nos mercados para os ativos de riscos”. Segundo ele, o prêmio pelo risco da ação varia na razão direta do beta, ou seja, decorre das relações quantitativas existentes entre as taxas de retorno esperadas de ativos de risco, com base na premissa de que os preços dos ativos equiparam-se, equacionando a oferta e a procura
No CAPM, o custo do capital próprio corresponde a uma taxa de juro sem risco (usualmente títulos públicos, emitidos pelo governo), pressuposto essencial na aplicabilidade do modelo, acrescentada a um prêmio de risco relacionada com a empresa que se considera. Isto é, o investidor é bonificado acima da taxa de juro correspondente ao ativo de menor risco do mercado.
De acordo com CAPM, o risco possui duas partes:
Risco diversificável ou não sistemático: seria