Resumo de Introdução a Geografia
Discente: Allan Patrick Ernesto da Silva
Docente: Professor Alessandro Dozena
No início do livro levanta-se a questão sobre o que é Geografia. Alguns autores definem-na como estudo da superfície da terra, sendo assim um resumo de todas as ciências, pois descreve todos os fenômenos manipulados na superfície do planeta. Autores vão defini-la como estudo da paisagem (restrita aos aspectos visíveis do real); estudo da individualidade dos lugares – estudos presentes numa dada área; definição como estudo da diferenciação de áreas; estudo do espaço.
Autores definem a Geografia como estudo das relações entre o homem e o meio (sociedade e natureza), assim, uma disciplina de contato entre as ciências naturais e humanas, ou sociais. Dentro dessa concepção aparecem três visões distintas que é importante frisar: alguns autores apreendem como as influências da natureza sobre o desenvolvimento, assim, o homem é posto como um elemento passivo, cuja história e determinada pelas condições naturais que o envolvem. Outros mantendo a ideia da Geografia como estudo da relação entre o homem e a natureza, vão defini-la como a ação do homem na transformação deste meio, invertendo a concepção anterior, dando explicação aos fenômenos humanos.
As inúmeras definições buscam propor uma única definição, mas acabam dando uma nova roupagem as anteriores, relacionando umas as outras, sem o pensamento da contemporaneidade, problematizando a definição de Geografia. De tudo que foi dito inexiste um consenso, e assim, se fica restrito a definição da Geografia Tradicional.
A Geografia Tradicional se fundamenta no positivismo, onde se manifesta em circunstrancrever todo trabalho científico ao domínio da aparência dos fenômenos. Assim, os estudos devem se restringir aos aspectos visíveis, mesuráveis, palpáveis: ‘‘A Geografia é uma ciência de contato entre o domínio da natureza e da humanidade’’, assim, o homem aparece como elemento mais da paisagem, superfície da