Origem da FIlosofia
Disciplina: Filosofia
AULA EXPOSITIVA: As origens da Filosofia.
IMPORTANTE: A Filosofia é tão antiga quanto a própria humanidade, sendo um modo de designar a força interrogativa, intelectiva e incoercível que desde as origens obscuras do homem, de seu próprio ser espiritual a anímico, irrompe no sentido da mais profunda compreensão de tudo quanto existe como um todo.
Como tomada de consciência de problemas, a Filosofia surgiu na Grécia (Jônia) e ai forjou suas principais categorias que perduram até hoje.
Na medida mesma em que se fala de um advento da Filosofia, devemos falar de um começo da Filosofia. Tudo aquilo que advém, advém de um determinado primeiro momento, isto é, há um momento histórico em que a Filosofia começa:
Admite-se tradicionalmente que a Filosofia começa no século VI a. C., na Grécia e mais precisamente na Jônia.
Vimos que o começo é histórico, pois dá aos sucessores um número crescente de pressupostos fornecidos pelo trabalho intelectual já realizado.
Vimos também que o começo é datável (começou há 2.500 anos a. C.).
É atribuído ao começo um local de surgimento da Filosofia (Grécia-Jônia).
ATENÇÃO: Podemos perceber que o começo e a origem da Filosofia são concebidos de formas diferentes.
À origem, atribuímos vários modos: primeiro: Platão disse que a origem da Filosofia era o espanto. O sentido da visão permitiu-nos “contemplar as estrelas, o sol e o firmamento celeste”. Esse espetáculo deu-nos “o impulso para a investigação do universo. Daí nasceu a Filosofia, o maior bem que os deuses concederam aos mortais”. segundo: Aristóteles disse: “foi a admiração que incitou os homens a filosofar: admiraram-se primeiro do que lhes acontecia e lhes era estranho, depois , pouco a pouco foram mais longe e inquiriram dos movimentos da lua, do sol, dos astros e da criação do universo”. terceiro: O estóico Epiteto disse: “a origem da filosofia é a tomada de consciência da nossa fraqueza e impotência”