ahmad
Professor:
Período:
Curso:
1) Em que ambiente politico surge a teoria do Estado?
R: A teoria do Estado surge no espaço da burguesia na Idade Moderna, iniciando o fortalecimento do estado, sendo o absolutismo de interesse burguês. As necessidades econômicas politicas e sociais que levaram ao absolutismo eram claras: a expansão do comércio burguês demandava por maiores unidades territoriais, sendo necessária a unificação dos burgos e para isso era necessária a presença de um soberano forte, que impusesse regras, originando uma ordem centralizada.
2) Qual o paradoxo que envolve o absolutismo?
R: O absolutismo no seu início teve utilidade tanto para a nobreza descendente do interesse feudal e nobreza centralizada, quanto para a burguesia. O paradoxo que envolve o absolutismo na Europa Ocidental é que ele representava uma proteção para a propriedade e garantidor dos privilégios aristocráticos, embora, ao mesmo tempo os meios através dos quais tal promoção era promovida, pudessem simultaneamente assegurar aos interesses básicos das classes mercantis e manufatureiras emergentes.
3) Em que contexto surge o debate sobre a liberdade individual?
R: Surge contra as teorias legitimadoras do poder do Estado de Maquiavel, Bodin Hobes inicia a reflexão sobre a liberdade individual burguesa, sobre a liberdade do comércio o que se soma à possibilidade de uma crença individual diversificada da crença da maioria. As liberdades burguesas e a constante luta contra os privilégios do absolutismo fizeram com que a modernidade iluminista, reivindicasse os direitos individuais.
4) Cite noções jusfilosoficas nascidas a partir do estabelecimento do capitalismo?
R: Essas noções jusfilosóficas, surgidas das realidades capitalistas, formam um arcabouço comum que poderia ser denominado de pensamento filosófico moderno iluminista.
5) Em sintonia com o que se encontra a filosofia do direito moderno iluminista?
R: A filosofia do direito moderno