agências de turismo
Thomas Cook foi o precursor do ofício do agente de viagens, no início do século XIX. Sua primeira viagem ocorreu em 1841 na Inglaterra, quando fretou um vagão de trem para aproximadamente 570 passageiros com o destino para um congresso antialcoólico de Leicester. Foi à primeira viagem organizada na história do turismo. Também em 1841, Cook fundou a primeira agência de viagens. Já em 1851 a sua agência levou 165 mil pessoas para uma exposição no Hyde Park em Londres. A área de agenciamento está dividida em dois grandes grupos de agências: agências emissivas e agências receptivas. As agências emissivas são aquelas que trabalham em núcleos emissores de turistas, elaborando e comercializando produtos turísticos, o que significa, que “o papel das agências de viagens é atuar como um canal de distribuição dos produtos e serviços do turismo com o público consumidor”.
Existem dois tipos de agências emissivas: as agências de viagens e as agências de viagens e turismo, mais conhecidas como operadoras. As agências de viagens são empresas prestadoras de serviços turísticos que comercializam produtos de terceiros, e têm o credenciamento para elaborar produtos próprios no território nacional e para países limítrofes, sendo seu público-alvo o turista. Já as agências de viagens e turismo ou operadoras são empresas que elaboram produtos para o Brasil e para o mundo e os comercializam por intermédio das agências de viagens ou diretamente para o consumidor final. “A estreita relação e dependência do setor de viagens como o fenômeno turístico faz da atividade de agenciamento um negócio cada vez mais interdependente do desenvolvimento do turismo”.
A principal diferença entre esses dois tipos de agências emissivas é o tipo de prestação de serviço: as agências de viagens trabalham exclusivamente com o consumidor final e oferecem um serviço mais personalizado; as operadoras especializam-se na prestação de serviços às agências de viagens