aguas limpas
CESAN e o Programa Águas Limpas
A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) está presente em 52 municípios, atingindo 2,2 milhões de pessoas. Em oito anos – de 2003 a 2010 – os investimentos superaram R$ 1 bilhão em obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Com a conclusão das obras do Programa Águas Limpas, serão 80 mil ligações de esgoto disponível a partir de agosto deste ano, atingindo a cobertura de 60% de esgoto tratado, com a construção de 1.640 quilômetros de redes até o ano de 2012. Isso fará com que o Espírito Santo fique muito acima da média do Brasil, entre os cinco estados com melhores índices e com planos e projetos para continuar buscando os 100% previstos no Plano Estratégico 2025.
O que é o Programa?
O Programa Águas Limpas reúne um conjunto de empreendimentos para ampliar o abastecimento de água e os serviços de coleta e tratamento de esgoto na Grande Vitória e no interior do Espírito Santo. Além disso, o programa melhora a qualidade dos recursos hídricos, contribuindo para a preservação ambiental e a qualidade de vida da população.
Histórico de Programas de despoluição da Baía de Vitória
Para a despoluição da Baía de Vitoria foram realizados alguns programas que tiveram resultados negativos, devido à falta de um planejamento adequado, que hoje se tornaram o programa águas limpas, são eles:
PRODESPOL: O Programa de Despoluição dos Ecossistemas Litorâneos (PRODESPOL) teve início em outubro de 1994, por meio de um empréstimo firmado com o Banco Mundial, com contrapartida da Cesan e do governo do Estado.
PRODESAN: O Prodespol passou a se chamar Programa de Despoluição e Saneamento do Espírito Santo (Prodesan). O objetivo era investir em infraestrutura de saneamento básico a fim de disponibilizar o acesso da população aos serviços de coleta e tratamento de esgoto, com foco principal na recuperação e preservação da capacidade hídrica e na qualidade das águas dos mananciais. O programa foi objeto