Agua
HÉLLEN SAMERS DOS SANTOS VELHO
ÁGUA
Sapucaia do Sul, 23 de fevereiro de 2015.
Introdução
Neste trabalho irei falar sobre a bioquímica da agua, como podemos trata - lá, as doenças que a mesma pode causar aos seres humanos e a importância da agua para a saúde.
Bioquímica da agua
Os seres vivos são constituídos de substâncias orgânicas e inorgânicas, agua e minerais; entre outras os açúcares, lipídios, proteínas, vitaminas e ácidos nucleicos. A Bioquímica é a parte da Biologia responsável pelo estudo dessas substâncias e também das transformações químicas que ocorrem no organismo dos seres vivos, graças à sua presença. O organismo humano possui cerca de 70% de água, um constituinte fundamental do meio intracelular e de fluidos extracelulares como o sangue.
A água é a substância mais abundante e está intimamente relacionada ao surgimento e manutenção da vida, tanto dentro quanto fora do organismo de qualquer ser vivo. Dentre as suas diversas funções, é bastante eficaz como solvente e também como moderadora de temperatura.
Os sais minerais são encontrados dissolvidos na água, em forma de íons, na forma de cristais ou ligados a moléculas orgânicas. Dessa forma, é perceptível que executam funções diversas, como a formação de estruturas, regulação de reações químicas, dentre outras.
A água possui características químicas e físicas muito particulares. Entre elas, o facto de possuir uma densidade menor no estado sólido que no estado líquido, permitindo a flutuação do gelo e a existência de vida subaquática a baixas temperaturas.
Tratamento da agua
Consiste na remoção de impurezas e contaminantes antes de destiná-la ao consumo. Isso porque a água sempre contém resíduos das substâncias presentes no meio ambiente como micro-organismos e sais minerais, assim necessita-se de tratamento para remover as impurezas que